Como decorar sua casa com objetos de aparência rústica
11 de September de 2020
O uso de plantas artificiais em escritórios
11 de September de 2020

O que é Rattan (ratã)

O rattan, também conhecido como ratã é uma planta de origem asiática e muito semelhante ao bambu. Quando a planta se desenvolve, o material é utilizado para confecção de estruturas, seja casas como também móveis e objetos decorativos. Trata-se de um trabalho de colheita, transporte e classificação todo manual.

Antes o rattan e seus semelhantes como vime, bambu e outros materiais eram vistos apenas em estabelecimentos e casas de praia, mas há algum tempo esses elementos estão invadindo casas e escritórios em cenários urbanos e nobres. Na decoração, o rattan traz mais textura e curvas e adorna o ambiente perfeitamente. Pode-se encontrar móveis de ratã como cadeiras, sofás, mesas como também quadros, cestinhas, bandejas, sousplats, tapetes, banquinhos, baús e outros objetos.

Como é feito?

Quando chega às fábricas, a fibra passa por uma solução de produtos químicos, imprescindível para evitar a contaminação de insetos. As máquinas fazem todo o trabalho de limpeza, desfibramento e polimento do material. Neste processo também elimina-se as fibras de má qualidade que podem comprometer o resultado final. Depois o rattan é levado para abastecer teares. Geralmente é usado na sua cor natural que já é incrível, mas também pode-se tingi-lo, se for do desejo. Além disso, pode ser feita uma versão de fibras sintéticas. As fibras são então trançadas, o que dá vida aos objetos.

Quer decorar sua casa com esse material versátil e incrível? Acompanhe inspirações!

artigo 13 - 1

artigo 13 - 2

Material leve, maleável e bem resistente, o rattan é sucesso absoluto na decoração de casas e apartamentos e até mesmo ambientes corporativos que desejam dar um ar mais étnico.

artigo 13 - 4

artigo 13 - 5

O rattan não deve ficar exposto a mudanças climáticas bruscas e a chuva, mesmo aqueles tratados contra insetos, fungos e brocas, por isso use em ambientes internos ou em ambientes externos cobertos para preservar o material.

artigo 13 - 6

artigo 13 - 7

De tempos em tempos é importante limpar o rattan, para preservar por mais tempo. Para isso basta passar uma flanela seca para tirar pó e excesso de poeira, lustrando o material. Caso tenha alguma sujeira acumulada mais densa ou mancha, umedeça a flanela e passe com um pouco de sabão neutro. Em seguida, seque com uma flanela seca. Esse cuidado irá manter seu rattan intacto por mais tempo.

artigo 13 - foto 8

O rattan pode ser usado tanto em casas de praia como também em casas nobres na metrópole. A colocação do rattan em um ambiente clean confere um tom mais descontraído, étnico e cheio de estilo ao ambiente.

artigo 13 -3

Experimente o uso de ratã em casa e, se gostar, compartilhe essa tendência com os amigos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *