Como decorar seu banheiro com flores e arranjos artificiais
11 de September de 2020
Como decorar a varanda com flores artificiais
11 de September de 2020

A praticidade e elegância dos vasos, bandejas e sousplats de rattan

Rattan é um material que, antigamente, era mais visto sendo usado para decorar casas de praia ou compondo a varanda. Entretanto, há algum tempo, esse material ganhou os olhos dos designers de interiores e passou a integrar ambientes internos seja em regiões litorâneas, seja em cidades urbanas. Com o design contemporâneo, as peças trançadas e trabalhada com fibras em cores como o dourado, bege e vários tons de marrom compõem espaços nobres da casa e também escritórios.

Estética

A trama de rattan adiciona mais curvas, linhas e textura que encantam desavisados e atraem olhar de curiosos. Trata-se de uma alternativa de muito bom gosto de decoração de casas, apartamentos e até mesmo escritórios. Utilizar móveis ou acessórios de decoração de rattan pode conferir um ar mais étnico e elegante ao espaço que remete à natureza.

artigo 5 - 1

Olha que lindo vaso em forma de bicicleta de rattan! Pode compor qualquer mesa.

Origem

O rattan se origina da fibra da palmeira que nasce na Ásia ou Oceania. Trata-se de uma opção sustentável, pois seu crescimento é relativamente rápido quando comparada a outras árvores, sendo de 4 a 6 anos. Isso porque sua retirada periódica das florestas ajuda a dar mais espaço para as árvores grandes, pois essa palmeira ao crescer costuma se enrolar nas outras árvores, como a trepadeira, sufocando e impedindo o crescimento de muitas árvores de maior porte.

artigo 5 - 2

artigo 5 - 3

Sousplat de rattan está na última moda! É constantemente usado para receber convidados na sala de jantar. Chique, não é?

Material

O material é leve, resistente, mas não deixe de ser maleável. Esse material é encontrado em pequenos objetos decorativos como vasos, bandejas e sousplats e também mesas, sofás e até mesmo forro de telhado.  Muitas pessoas podem chamar de rattan qualquer material feito com fibras, mas é importante lembrar que existem outros como o junco, vime e cana da índia que se diferenciam, mas que também são ótimas escolhas.

artigo 5 - 4

artigo 5 - 5

Bandeja de rattan para servir café da manhã na cama ou ao ar livre!

Limpeza

O interessante é que o material é fácil de ser preservado. Basta mantê-lo sempre limpo e protegido. Como toda fibra natural, ele não é feito para ficar exposto a chuva ou sol, mesmo que seja tratado contra fungos, brocas e outros insetos, por isso é sempre importante manter abaixo de alguma cobertura, mesmo que esteja em ambientes externos. Para limpar você só precisa de uma flanela seca. Se tiver alguma mancha, você pode utilizar a flanela úmida com sabão neutro, mas em seguida seque. Na parte trançada você pode utilizar uma escova pequena e seca para limpar as fendas.

artigo 5 - 6

Olha que vaso de rattan trançado maravilhoso! Pode dar mais vida a ambientes internos.

Gostou das ideias? Então já comece a decorar sua casa com os lindos acessórios em rattan!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *